7º CIRCUITO CULTURAL
ARTE ENTRE POVOS - 1ª parte
Prof. Walter Mendes
Monteiro
A Escola Municipal “Prof.ª Neuza Rodrigues
Nantes” – Aterá a presença de várias oficinas no dia 18 de agosto de 2016.
Os responsáveis pelas oficinas são oriundos de três nações
latino-americanas, em ordem cronológica[1],
são: Peru, Cuba e Brasil. Pois quando
os europeus (espanhóis, portugueses e outros),a partir do
século XV, invadiram o atual território das Américas, segundo constam tanto na
História como na Antropologia[2]
e, também, na Arqueologia[3]
havia vestígios da presença humana há mais de setenta mil anos. Na época das
invasões das Américas aqui já existiam várias e diversificadas culturas,
algumas bem avançadas e entre estas destacam as civilizações dos Incas que
ocuparam com predominância o atual território do Peru. Cristóvão Colombo em
suas viagens chegou à atual ilha de Cuba, em 1492, julgando que tinha chegado
às Índias, por este fato erroneamente chamou aos habitantes das terras
recém-invadidas de índios, sendo que
os primitivos habitantes das Américas devem-se ser chamados de aborígenes ou ameríndios. Pedro Alvares
Cabral invadiu o atual território brasileiro em 1500.
Descrição
|
PERU
|
CUBA
|
BRASIL
|
Nome
|
República
delPerú
|
República
de Cuba
|
Republica
Federativa do Brasil
|
Governo
|
República
Presidencialista
|
Republica
Socialista
|
República
Presidencialista
|
Capital
|
Lima
|
Havana
|
Brasília
|
Área
|
1.285.216 km2
|
109.884 km2
|
8.515.767 km2
|
População
|
38,8 milhões (2014)
|
11,3 milhões (2014)
|
202 milhões (214)
|
Densidade
demográfica[4]
|
23, 36 hab./km2(2014
|
102,84 hab./km2
(2014)
|
23, 72 hab./km2(2014
|
IDH[5]
|
0,737 (2013)
|
0,769 (2013)
|
0, 744 (2013)
|
Analfabetos
|
10,04 %
|
0,2 %
|
9,6 %
|
Gastos
com educação
|
2,8 do PIB[6]
(2012)
|
12,8% do PIB
|
5,8 % do PIB
|
Mortalidade
infantil[7]
|
13 (2013)
|
5 (2013)
|
12
|
Médicos
por mil habitantes
|
1,13 (2012)
|
6,72 (2010)
|
1,89 (2013)
|
Moeda
|
Novo
sol
|
Peso
cubano
|
Real
|
Idioma
|
Espanhol,
quíchua, aimarás.
|
Espanhol
|
Português
|
Responder em uma folha de caderno
as seguintes perguntas:
1ª
– Colocar o nome das nações em ordem decrescente em relação à área de cada uma;
2ª – Colocar o nome das nações em ordem decrescente em relação à população de
cada uma; 3ª – Colocar os nomes das nações em ordem crescente sobre a densidade
demográfica . 4ª - Observar os dados da tabela e responder o investimento em
educação reduz o número de analfabetos?
Por quê? 5ª – Pelos os dados da tabela o maior número de médicos reduz a
mortalidade infantil? 6ª- Quantos anos passaram entre a chegada de Cristóvão às
Américas e a chegada de Pedro Alves Cabral ao Brasil? (Armar e efetuar os
cálculos e responder). 7ª – Calcular a densidade demográfica de Conceição de
Ipanema – MG, sabendo-se que a população do nosso município em 2010 era de
4.456 habitantes e área do município é 253,935 km2.
7º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS- 2ª parte (Síntese histórica)
PERU
|
CUBA
|
BRASIL
|
No atual
território do Peru, segundo dados antropoló-gicos, há quinze mil anos já
existia a presença huma-na região.
Várias
civilizações viverem nesta região. Entre elas destacam: Chavín; Moche; Nazca; Salinar; ParacasNecropoles; Wari; Incas.
Os incas são
conhecidos como “filhos do sol” e foi uma das civilizações mais avançada das
Américas.
Os incas eram
excelentes arquitetos e construtores Construíram cidades, estradas e pontes,
foram os pio-neiros ao criar a comunicação em todo império, os mensageiros
chamados de (chasquis) conduzia os quipus, artefatos de cordas,em
diversos tamanhos e cores com nós contendo, formando e fornecendo informações
em códigos.
Os incas foram
os únicos povos pré-colombianos a domesticar e usar animais de carga: lhamas, vicunhas e alpacas.
Os incas
criaram um calendário e eram magníficos artesões e agricultores.
A civilização
inca foi massacrada pela ambição e a ganância dos colonizadores na pessoa de
Francisco Pizarro, no ano 1532.
|
O atual
território cubano, na época da invasão, de Cristóvão Colombo, em 1492, o
arquipélago ja era habitada por aborígenes: taínos, siboneyes.
Colombo tomou posse
da ilha para o reino da Espanha. A ambição e a ganâncias dos espanhóis
massacraram e reduziram à população nativa, vítimas dos maus tratos,
extermínio e doenças dos europeus.
A Espanha
implantou no arquipélago duas mono-culturas: do açúcar e de fumo (tabaco) para explorá-las usavam mão de obra
escrava dos aborígines e depois de escravos vindos da África.
O domínio
espanhol sobre Cuba permaneceu até ano de 1898 quando alcançou sua autonomia
(?)...
A população de
Cuba é uma miscigenação de: aborí-genes, africanos e europeus.
Em 1959 com a
vitória da Revolução cubana, lide-rada por Fidel Castro cuba torna-se uma
nação sócia-lista.
A nação cubana
sofre o “embargo econômico”americano
desde 1962.
Mesmo com o “embargo econômico” Cuba é modelo de educação, cultura, esporte, saúde
e respeito ao Meio Ambiente...
|
Parte do atual
território do Brasil, pelo Tratado de Tordesilhas formulado em 1494, já
pertencia ao reino de Portugal quando Pedro Álvares Cabral invadiu o nosso
território.
Na época do descobrimento viviam diversas
nações de aborígenes espalhadas por todo território brasileiro. Basta lembrar
que Luzias é o fóssil mais antigo das Américas com 12. 500 a 13.000 anos.
As culturas
dos aborígines brasileiros eram variadas e diversificadas.
As nações
aborígines brasileiras foram massacradas por guerra de extermínio, guerras
biológicas e perse-guições.
O Brasil ficou sobre o domínio de Portugal
do ano 1500 até ao ano 1822, quando se tornou independente de Portugal.
Foi Império de
1822 a 1889, no império predominou-se a escravidão.
O Brasil
passou ser república em 1889 até o momen-to, sendo que no período republicano
aconteceram duas ditaturas.
A maioria da
população brasileira é uma misci-genação de: aborígines, africanos e portugueses. Por este fato o nosso folclore
é diversificado e variado.
|
Responder
em uma folha de caderno, com nome e ano escolar as seguintes indagações:
1ª)
Destacar pelo menos três passagem sobre a nação Peru.
2ª) Citar três trechos sobre a nação Cuba.
3ª)
Mencionar três trechos sobre a nação Brasil.
4ª)
O que tem prejudicado a economia de Cuba a partir 1962?
5ª)
Das figuras sobre o Pera qual você achou mais interessante?
6)
Das figuras sobre Cuba qual a mais atraente?
7ª) De sua opinião sobre a linha do tempo.
7º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS- 3ª parte
TAMI LINE
(LINHA DO TEMPO)
PERU
Figura 1- Ponte de corda dos Figura 2 - Quipus Figura 3 – Algumas figuras
da linha de Nazca
Fonte:
www.aboutcusco.com939 × 350 Fonte:www.culturaperuana.com.br267 × 299
Fonte: pt.dreamstime.com1103 × 1300
CUBA
Figura 4– Vale do Yumury Figura 5 – Boca de Yumury Figura 6 – Crocodilo Cubano
Fonte:
passaportea.iberostar.com650 × 434 Fonte: www.nativosdomundo.com.br1600 × 1066Fonte:pt.dreamstime.com1300 × 957
BRASIL
Figura
7 – Esqueleto e o rosto de Luzia reconstituído Figura 8 – Arte marajoara
(tanga) Figura 9 – Foz do Iguaçu –
Lado brasileiro Fonte: brasilescola.uol.com.br302 × 243 Fonte: modernidadeartes.blogspot.com Fonte: www.blognamochila.com.br
REFERÊNCIAS:
ALMANAQUE ABRIL 2015.
São Paulo: Editora Abril, 2014.
ALMANAQUE DA HISTÓRIA ANTIGA INCAS.
São Paulo: VP Central de Edições Ltda. s/d.
ALMANAQUE ABRIL GRANDES IMPÉRIOS.
PRÉ-COLOMBIANOS. São Paulo: Editora Abril, s/d.
ARRUDA,
José Jobson de A. & PILETTI, Nelson. Toda
a História. 6ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1997.
PLINGLE,
Heather. A era inca. São Paulo: NationalGograaphic,
maio 2011- Ano 12 – Nº 134.
_______________.
Machu Picchu. São Paulo: NationalGograaphic,
maio 2011- Ano 12 – Nº 134.
POVOS DA ANTIGUIDADE. São Paulo:
Editora Escala Ltda, s/d.
SHMIDT, Mário
Furley. Nova História Crítica da
América. São Paulo: Editora Nova
Geração, 2000.
https://pt.wikipedia.org/wiki.
v
[1] - Em relação as datas de suas existências
[2]- E a ciência que estuda o homem
e a humanidade e sua evolução;
[3] -É a ciência que estudo o
passado da humanidade por meio de materiais subsistentes.
[4] - Densidade Demográfica é a
razão entre o número de habitantes (população) e a área em quilômetros
quadrados de uma região, isto é, é a divisão do número de habi-tantes pela área
de uma região.
[5] -Índice de Desenvolvimento
Humano é um método que ONU usa para avaliar a qualidade de vida e o
desenvolvimento econômico, sua variação é 0 a 1, donde quanto mais próximo de 1
a nação é mais desenvolvido
[6]- Produto Interno Bruto;
[7] - Por mil crianças nascidas
vivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário